Instituição Licitações Notícias Formulários Links Licenciamento Florestal Fale Conosco
Página Principal Intranet DUA Eletrônico Webmail
quinta-feira, 24 de abril de 2014  
 HISTÓRICO
O Parque Estadual da Pedra Azul foi criado pela Lei n° 4.507/91, para proteger um conjunto de valores naturais, onde se destaca a Pedra do Lagarto unida a Pedra Azul, que podem ser avistadas da BR-262. Possui uma área total de 1.240 ha e está localizado no município de Domingos Martins (ES), distante 89 km de Vitória (ES).
Um dos atrativos do Parque são as formações rochosas de granito e gnaisse, destacando-se a Pedra Azul com 1.822 metros e a Pedra das Flores com 1.909 metros de altura.
 BIODIVERSIDADE
Sua fauna é diversificada possuindo diversas espécies, tais como: macaco prego, tatu, tamanduá-de-colete, jaguatirica, tucano, araponga, veado catingueiro, mão-pelada, trinca-ferro e sabiá além de animais ameaçados de extinção como sagüi-da-serra, onça sussuarana e barbado.
O conjunto da vegetação existente na área do Parque inclui a vegetação rupestre (que se desenvolve sobre pedras) e floresta ombrófila altimontana. As principais espécies encontradas são orquídeas, bromélias, ingás, cedros, cássias, ipês, canjeranas, além de várias espécies de canela.

 Sapinho Pepita de Ouro - Brachycephalus alipioi  Uma nova espécie da família Brachycephalidae, Brachycephalus alipioi, é descrito da Floresta Atlântica do Estado do Espírito Santo, sudeste do Brasil. A nova espécie é caracterizada por apresentar o corpo uniformemente com coloração laranja (em líquido conservante creme amarelado); ausência de ossificação dermal sobre as vértebras; externamente quarto dedo vestigial; ausência do quinto artelho externamente.
A descoberta desta nova espécie reforça a importância da região serrana do Espírito Santo para preservação da biodiversidade, incluindo anuros.
Endêmico de entorno dos Parques de Pedra Azul e Forno Grande e da cidade de Santa Teresa - ES - Brasil.
Pesquisadores: José P. Pombal Jr. e João Luiz Gasparini
 Tamanho: 273 KB - PDF

 PLANO DE MANEJO DO PARQUE ESTADUAL DA PEDRA AZUL
 RT 199-04 - Relatório Técnico - Outubro/2004
 Tamanho: 36.6 MB
 TRILHAS
Possui três trilhas abertas à visitação: a Trilha do Lagarto com 480 metros, de onde se contempla o Caparaó e o Parque Estadual Forno Grande; Trilha das Piscinas com 1200 metros, onde se observa nove piscinas naturais escavadas pela ação das águas e a Trilha da Pedra Azul com 945 metros, onde o visitante tem contato direto com o paredão rochoso de 500 metros de altura.
 COMO VISITAR O PARQUE
Para visitar o Parque é necessário um contato com o Escritório do Parque através do telefone (27) 3248-1156, com antecedência de 24 horas. Os grupos deverão ser compostos de, no máximo, 25 pessoas para a Trilha das Piscinas e, de 40 pessoas, para a Trilha do Lagarto ou da Pedra Azul. Durante todo o percurso das trilhas os visitantes são acompanhados por guardas florestais e monitores.
O Parque é aberto para visitação de quarta-feira a domingo, de 8h às 17:30h. Os passeios são realizados pela manhã, às 9h, e à tarde, às 13h30min e duram, em média, três horas.
E-mail: pepaz@idaf.es.gov.br  
mais         

- Não fume, pois poderá provocar incêndios acidentais;
 - Não destrua a vegetação nem toque em ninhos, ovos e aves;

 - Leve apenas alimentos leves e transporte-os em mochila, pois isso permite que os braços fiquem livres;

 - Não deixe lixo. Use sacos plásticos para acondicionar o lixo e deposite-os em local apropriado;

 - Use roupas largas, leves, resistentes e confortáveis;

 - De preferência, calce botas (sem salto) ou tênis com boa aderência ao solo;

 - Preste atenção onde pisa, tanto para seu equilíbrio como para sua segurança;

 - Para maior segurança, na escalada para as Piscinas Naturais, o número máximo é de 02 (duas) pessoas por vez na corda e a idade mínima é de 10 anos;

 - Respeite o horário, para que outras pessoas
 também possam usufruir deste lazer.

Rua Raimundo Nonato, nº 135 - Forte São João - Vitória - ES - CEP: 29.017-160 - Tel: (27) 3636-3761